quarta-feira, 30 de abril de 2008

Trabalho reposição de aulas

1) Onde e quando: Em 24 e 28/04/2008, no estacionamento de Ônibus e Peruas da PUCC – Campus I. O trabalho se desenvolveu no período noturno, das 19:40 às 21:15 hs, nas duas noites.

2) Objetivos / Metas: A idéia é de estar em contato com os elementos objetos de estudo. Acompanhar sua atividade enquanto em espera pela continuidade do seu trabalho propriamente dito, que consiste em transportar os alunos de volta às suas casas depois de finalizadas as aulas do dia. Verificar quais atividades desenvolvem para “matar o tempo” e como se comportam.

3) Etapas: Procurou-se o contato de forma casual, de forma a não interromper as suas atividades e nem tampouco constranger os participantes. Também era nossa intenção estar o maior tempo possível com o grupo, de forma a perceber com mais clareza qual a identidade do mesmo.

4) Indivíduos: O objeto de estudo são os perueiros que transportam alunos. No caso em questão, foi escolhido um grupo que se destacava dos demais grupos que se formam pelo visto todas as noites no mesmo local. Este grupo tinha 9 elementos, todos do sexo masculino, na primeira noite de estudo. Idade aproximada de 30 a 50 anos, com predominância de 30 a 40 anos. Em geral razoavelmente bem vestidos, estando todos de calça comprida na noite quente, sendo 3 com jeans e o restante com calças sociais. Camisas do tipo pólo prevalecem, sendo que o restante utilizava camisas sociais de manga curta. Tênis é o calçado predominante, sendo utilizado por 6 do grupo. O restante usava sapatos sociais, sendo que 2 usavam os do tipo mocassim. Na segunda noite, o grupo manteve uma formação semelhante, porem com 2 elementos a menos.

5) Instrumentos / materiais: Este grupo se caracteriza por ter um instrumento em comum, mas é o seu instrumento de trabalho: a Van. No momento da abordagem para este estudo, não portavam nenhum instrumento que os diferenciasse das demais pessoas em geral.

6) Elementos que tornam o evento peculiar: O grupo, durante a primeira noite de contato, já se encontrava em uma discussão sobre os temas mais diversos possíveis. Durante a abordagem foi criado um momento de “quebra” do assunto, até se restabelecer o clima de cordialidade com a nossa presença. Estavam postados próximos a escada de entrada do estacionamento, e o assunto era sobra a interrupção do transito na cidade em torno da nova rodoviária. Caminhos a serem tomados para fugir do congestionamento e como proceder para não ser envolvido.
Já no segundo contato, os acontecimento futebolísticos do final de semana, envolvendo o primeiro jogo da final do Campeonato Estadual, entre os times da Ponte Preta e do Palmeiras, dominaram a discussão da noite. Os integrantes do grupo, todos homens, discutiram acaloradamente sobre detalhes do jogo e principalmente quais atitudes o time deveria tomar para ter chances de vencer o adversário no próximo jogo e com isto conseguir o título de Campeão Estadual.

7) Papel do evento na identidade: O grupo tem este momento de espera pelo retorno dos alunos, cerca de 3 horas por noite, como tempo para ser preenchido. Percebe-se que alguns perueiros, por razões outras, procuram estar sozinhos, lendo (ou talvez estudando) em suas peruas. Outros, sozinhos ou em pequenos grupos, assistiam televisão que se encontravam instaladas em suas vans. Percebia-se alguns deitados e dormindo dentro dos carros. Um pequeno grupo se dedicava a jogo de cartas, que não pudemos descobrir de qual tipo. Mas a grande maioria se dedicava a conversas, seja em duplas, pequenos grupos, ou como no nosso caso, em um grupo mais numeroso de 9 pessoas.

8) Como (e se) há o relacionamento com outros grupos (até oposição): Por alguma razão em especial, há uma separação dos diferentes grupos que encontramos. Nada aparentava o motivo da separação, mesmo considerando a aparência das vans que se encontravam próximas as pessoas pesquisadas. Ou seja, algumas são próprias, em muito bom estado, equipadas. Outras nem tanto, é de se imaginar que sejam de frota. Alguns pareciam simplesmente não estar interessados nas atividades desenvolvidas pelos demais.

Postado por Udo através do e-mail do John

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Pessoal! Revejam comigo (em sala de aula) os pontos 2 e 3.