sexta-feira, 4 de abril de 2008

Cadê as mulheres?

Pode-se dizer que não existe idade para ser perueiro, a profissão é exercida por jovens de 25, 26 anos até homens mais velhos com 60 anos ou mais. As pessoas que transportam, porém são geralmente crianças e jovens universitários. Há de se convir que o perfil dos profissionais que levam crianças ou jovens se altera.
Frequentemente o perueiro precisa se adaptar aos tipos de pessoas que transporta em sua van, levar jovens por exemplo, é diferente de levar crianças pequenas. A convivência acaba por levar o perueiro a adotar o linguajar usado por essas pessoas, e mesmo faz com que se crie laços de camaradagem entre eles. Um perueiro que leva uma turma de universitários, por exemplo, aprende certas gírias e para não ficar para trás é claro, também fala besteira, e rebate críticas com a mesma irreverência do jovem.
Os homens são predominantes na profissão. Em nossas pesquisas de campo, só conseguimos localizar uma mulher até agora. Essa característica é semelhante a que ocorre em outros grupos de motoristas, como os caminhoneiros e os taxistas. Nesses grupos também predominam profissionais do sexo masculino.

Nenhum comentário: